O início de tudo...



Praça do Obradouro - Santiago de Compostela, Chegada em 10/05/2013 após 32 dias de caminhada

                        Bem vindo, se localizou... é porque "algo também o atrai..." 

O interesse no Caminho de Santiago de Compostela, é algo que não é mais restrito ou de difícil acesso, atualmente temos diversas fontes onde podemos obter absolutamente TUDO que se procura à respeito.  Há quem diga que diante de tamanha quantidade de informações acabamos por deixar que parte das sensações se tornem conhecidas antes da hora. Bem, a idéia desse BLOG surgiu do nada, onde a idéia principal foi de criar um espaço destinado a reunir informações para que amigos possam ter acesso e dividir parte dessas emoções.

Iniciei esses relatos em ABR/12, aproximadamente a um ano de iniciar meu Caminho (ao menos em pensamento), aos poucos pude ir percebendo que essa viagem fantástica  já se iniciava  e que nosso universo conspira a favor... e o mais importante, que o CAMINHO nos atrai.

Ao "dar o primeiro passo" quanto aos preparativos que antecedem essa peregrinação, pelo menos do ponto de vista de preparação interna ou de intensificar a força de meus pensamentos à respeito do "Caminho", fui percebendo que este é um sentimento muitas vezes comuns em boa parte dos peregrinos... e ao colecionar histórias, resolvi aqui reuní-los de forma a ajudar a sedimentar que somos capazes sim de realizarmos nossos sonhos, desde que nos propusemos a tê-los.

Aqui foram reunidas parte das conquistas, materiais de pesquisa ou indicações que em meu entendimento merecem ser compartilhadas, que com toda certeza irão ajudar a compreender melhor o sentido do "Caminho", e de seus efeitos em cada um.

Meu primeiro contato com o Caminho de Santiago ocorreu na Pré-Adolescência, onde este  contato ocorreu durante uma literatura estudantil (era um Ano Santo, e um de nossos livros de geografia trazia este artigo denominado..."O caminho das setas amarelas"), e de imediato acabei por assimilar (mais que devia para a ocasião), e trazer para dentro de meu pensamento na ocasião que "gostaria de fazê-lo..." sem qualquer reação ou comentário assim ficou... 

O fato interessante ocorreu durante um almoço de trabalho, onde foi abordado a experiência vivida por uma pessoa desconhecida (um familiar),  ao realizar a famosa peregrinação e isso acendeu levemente a idéia (idos de 2009).  Isso foi um convite a voltar a pensar no Caminho, e passei a buscar informações na WEB... conheci um site que aborda TUDO referente ao Caminho (referências no final), até que em uma determinada Associação me deparei com oque passei a admirar quase que diariamente... "RELATOS DE PEREGRINOS", feitos diretamente DO CAMINHO.

 Após várias historias e relatos (geralmente quando um peregrino terminava, eu já estava iniciando o Caminho com outro),  me deparei  com mais um diário (anônimo até então), onde ao acompanhar também de forma anônima, segui boa parte da viagem... achei muito interessante e este passou a fazer parte de minha lista de leitura diária...  Ao "CHEGAR" em Santiago com mais este Peregrino, pude ler em sua dedicatória final que se tratava de um colega de trabalho (um pouco distante anteriormente, más em sintonia desde que cruzamos nossos caminhos profissionais...).   Os relatos de viagem deste Grande Colega e nossa conversa assim que o mesmo "pisou" em solo brasileiro, deixou claro que desse dia em diante que o Caminho havia me chamado...


Bastava apenas que mantivesse minha FÉ e acreditasse nesse sonho e meu potencial para realizá-lo, que sem dúvida contribuiria para que esse sonho tomasse forma e chegasse onde chegou...

Iniciei na data de (10/04/12), a contagem REGRESSIVA através deste BLOG para a realização desse que passou a ser um "Realidade Anunciada", algo que ainda não consigo descrever na totalidade más que preciso viver, onde tenho como intenção no decorrer dos próximos 365 dias relatar cada passo que dou nessa jornada que sinto  já ter sido iniciada...

Agradeço a DEUS, minha esposa, filhos e amigos que passaram a fazer deste sonho, parte de uma realidade vivida e aqui retratada.


Eduardo dos Reis - abr/2012
#CAMINHODESANTIAGO
#PEREGRINO
#SANTIAGODECOMPOSTELA