09/04/2013

1º dia (09/04/13) - SJPP X Roncesvalles

Resumo da Etapa



Amanhecer em SJPP, ao fundo os temidos PIRINEUS

Acordamos cedo... Seis da manhã e os despertadores disparam... Más acredito que nem era necessário, pois a ansiedade de todos era muito grande nessa 1º noite no Caminho.  Após levantarmos, tivemos que aguentar a hospitaleira "nervosa", segundo ela o barulho era demais.... más afinal de contas, se todos precisam sair as oito da manhã, não entendi a razão... 
Enfim, acho que aquela senhora é a que já conheci algo a respeito,   percebi que ela como hospitaleira,  tem o jeito dela,  afinal de contas era sua própria casa.



Partindo em Direção a Roncesvalles 1º Foto Oficial
Saímos, não por coincidência, todos juntos é a primeira lição que durante o Caminho seguimos em um "grande grupo" (como em nossas vidas)...  e esse grupo tende a estar próximos ou juntos (como em nosso caso), durante a caminhada. 

Saímos  sem saber o quanto teríamos pela frente...  A ida através da montanha foi exaustivamente orientada como "fechada", pois o acúmulo de neve não poderia ser ultrapassado...  saímos então pela rodovia,  rumo a Valcarlos, um pequeno pueblo no caminho...




Lama e Neve rumo a Roncesvalles
O caminho pela estrada é  muito bonito também,  uma serra longa e íngreme e que por vezes nos dá a impressão de não ter fim, tínhamos que acompanhar a estrada e dividir espaço com carros e caminhões que muitas vezes se solidarizavam.  Muito legal, caminhar e dividir espaço com os primeiros peregrinos... ainda é cedo e não tivemos nenhum "buen camino" acredito que pela euforia de cada um.

Tivemos no trajeto, algumas opções de caminharmos pela mata eram opções diferentes as que dada a chuva e baixar temperatura faziam parecer que o trecho ficara mais difícil, mas ao final de quase sete horas e 27 Km,  finalizamos nossa caminhada pela rodovia.



Pausa para 1º Lanche, ainda não comunitário...


Imaginem dormir ao lado do Rio Arga...


Contornando os Pirineus


O degelo nos Pirineus começa a engrossar o leito dos riachos


Grupo de Peregrinos (Brasil, Lituânia, Canadá, Alemanha e Austrália)

Tenho participado das conversas, todos se esforçam para entender e serem entendidos ... hoje a caminhada foi muito pesada, primeiro dia, morro acima, chuva, frio ... nunca havia feito nada parecido, mas com muito esforço foi superado e apreciada cada passo dado... espero que os próximos trechos sejam tão bons quanto este, que nos tragam alegria, beleza e satisfação de estar fazendo algo que tanto sonhei.


Por aqui, muito frio e neve ainda nos pontos mais elevados, a passagem pela montanha ainda está fechada, e não considero bom qualquer pessoa desrespeitar... quando menciono que conheci nosso colega Gilbert, na ACACS-SP  algumas pessoas se emocionam, a lembrança da tragédia ainda é vica e estampada nas paredes através de recortes de jornal... Não consegui chegar ao monumento feito em homenagem a ele mas é de se pensar muito no esforço necessário para superar esta fase do Caminho...



Real Colegiatta Roncesvalles
Roncesvalles surge após várias curvas... é um monastério grande e bem bonito, de fato as paisagens são um grande diferencial em tudo que vi até então...  O local é grande, limpo e organizado... somos recebidos por hospitaleiros voluntários que cantam e nos cumprimentam... sentimos uma sensação de "dever" (do dia pelo menos) cumprido... e após o reconfortante banho quente o corpo começa a pedir repouso... A euforia é grande mas logo somos convidados a dormir, com o apagar das luzes...

Durante o CAMINHO somos reconhecidos e conhecemos cada vez mais pessoas... é uma grande família que se forma e que "anda" junto... em Roncesvalles conhecemos também "The Italians - Paulo e Sérgio", "The Corean Couple", "Cher Zhao - buscando rede wi-fi", e muitos outros amigos que a cada passo fizeram parte desse Caminho.


Roncesvalles










6 comentários:

  1. Dú que legal, tenho acompanhado suas postagens e fiquei mega feliz ao saber que você esta com sua Deuter, um bom equipamento faz toda diferença! Se cuida!

    ResponderExcluir
  2. Ta aí um dos motivos que não optei pelo Caminho Francês: Friooooo....

    Mas é isso ai, já tá fazendo 27Km no primeiro dia, está fantastico!!

    ¿Buen Camino!

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo, bom ter noticias suas, estamos orando por você. Divirta-se muito.....grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Estamos daqui acompanhando e mandando energias positivas... Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo, me emocionei e chorei muito lendo o seu post ! Tenho ctz que meu tio, o Gilbert está muito orgulhoso e te protegerá por todo o caminho !!!!

    ResponderExcluir
  6. Janis, impossìvel caminhar e nao pensar no Gilbert, bem como em tantos outros que aqui deixaram suas vidas... de forma FELIZ, pois todos com certeza estavam realizando SONHOS...

    ResponderExcluir