Bem, confesso que a chegada em Madri, me trouxe apreensão... Nós brasileiros temos muitos relatos de pessoas que não conseguem entrar na europa e são deportados... Encarar pela primeira vez uma aduana, diante desse histórico e depois de tanto tempo esperando, foi "tenso". Sem nenhuma palavra no idioma local, vamos que vamos... ao encarar o guarda, olhou, mediu... viu um passaporte zerado e logo perguntou "Que quieres em Espanha? " Bem, de cara... "Vim fazer o Caminho de Santiago" , a guarda da guarita ao lado pergunta... "Irá iniciar de onde ?"... (mostrando que conhecia o tema), e sem pestanejar... Saint Jean - França...Carimbou, e pronto uma das maiores de minhas preocupações ficaram pra trás...
|
Juliano, sem a ajude dele estaria perdido |
O Caminho e seus mistérios... compartilhando, pesquisando, acabei por chegar no nome de um brasileiro residente em Madri, (Juliano), que aqui está estudando... foi muito atencioso e meu disse que estaria no aeroporto (aliás, uma cidade de tão grande), más como sempre... disse a ele apenas o número do vôo, não combinei mais nada... ao chegar lá estava o rapaz, a me esperar no saguão.
Me ajudou a sair de lá, e fomos a estação de Chamartin, e para agradável surpresa o próximo trem estava cheio... teria que dormir em Madri. Com a experiência dele, encontramos um Hostel, que meu serviu de base no primeiro dia, próximo da estação de trem. sem dúvida sem a ajuda desse "futuro peregrino" (que faria o Caminho Português em algumas semanas), certamente teria mais problemas até me encontrar... (é bom ser ajudado quando se precisa - Lição número 1).
|
Estação "CHAMARTIN (Renfe)" |
Graças a boa vontade dele, conheci o centro de Madri com suas praças e monumentos... tudo novo e diferente para quem nunca havia saído do país... era inacreditável a sensação de estar tão longe, de ter iniciado algo que nem após 15 horas eu acreditava que estava começando. Combinamos pela manhã, perdi a hora e mais um trem o segundo irá chegar duas horas mais tarde que o previsto.... mas tudo bem, lições aprendidas. (ao chegar em Madri, tenha sempre um plano B), para os casos de atrasos... Aceitei o convite e participei da minha primeira missa na Espanha, (em Latin), com cantos gregorianos... Bem diferente e apesar de nada se entender os cantos trazem muita paz (apesar do cansaço), fechei bem esse dia...
O bom foi começar o segundo dia, já perdendo o trem para Irun,... mas tudo sobre controle, estou no rumo de conseguir chegar em SJPP ainda no dia esperado. Agradeço muito ao Juliano, sua atenção dispensada, foi literalmente o primeiro anjo do Caminho... e dele veio a tão esperada expressão (em terras espanholas)... "Buen Camino"...
Mano, sou seu fã e tamo junto... Sucesso em sua caminhada.
ResponderExcluirCuide-se e manda mais noticias!!!
Buen Camino!
ResponderExcluirAgora ta mais perto, este aeroporto é lindo e super moderno, acho que plano B vc tem que ter em todos os lugares não é só na espanha,já passei por alguns perrengues e tive que criar um plano B na hora, mas no fim da tudo certo, até mais, bj.
ResponderExcluirnem começou ja ta barbudo!!!
ResponderExcluir'Pues, ¡no pasa nada!'
ResponderExcluirO chamado do caminho nos faz irmãos peregrinos.
Que Santiago vos acompanhe!
y ¡Buen Camino!
Palacio Real?
ResponderExcluirCaro Amigo Peregrino, fiz o Camino Francês em 2008, 2010 e no ano passado, 2012, com meu filho de 20 anos.
ResponderExcluirO Caminho me encanta e emociona...
Por "um acaso", pesquisando outras coisas ( pretendo fazer o Camino Primitivo em 2014) ,achei seu blog e a emoção foi forte.
Estarei daqui do Rio de Janeiro, seguindo os seus passos e relatos, rezando e vibrando pelos seu passos no Campo Estelar.
O Camino é duríssimo, ainda mais com chuva e lama, mas a experência e tudo de bom que ocorrerá são maiores!
Poco a poco se hace el Camino....!
"Buen Camino" !
Qualquer coisa, deixo aqui meu email: advorla@hotmail.com
Ultreya at suseya!!!!!!!!!!
Um forte abraço,
Orlando.