14/04/2013

6º dia ( 14/04/13 ) - Villamayor de Monjardin X Torres del Rio

Resumo da Etapa



Esse "Pueblo", é  muito pequeno..  apenas 02 albergues um mercadinho e um bar,  no máximo 50 pessoas podem dormir na cidade...  isso não é muito quando temos o albergue de Puente de La Reina, com mais de 100 vagas (apenas nele), mas o tratamento muda significativamente,  pagando-se as vezes 2 Euros a mais... Logo preço aqui não é a úncia coisa a ser avaliada na hora de se hospedar ou comer.
Nos albergues,  a mistura cultural é extrema... ordem de chegada mesmo,  se não tiver cama tem que procurar em outro albergue,  ou seguir até o próximo Pueblo más no final sempre iremos encontrar onde ficar. Alguns albergues providenciam camas extras.


Andar no caminho,  vejo melhor agora que pode ser comparado a uma grande "fila indiana" (que começa ainda no Brasil ou em seu país de origem). Se inicia muitas vezes pelos SONHOS e DESEJOS (esses não tem ordem cronológica nem sequência), más a partir do momento em que se assume algumas DATAS, aí sim... teremos sempre pessoas a nossa frente e que ainda irão estar atrás de nós... sou daqueles que para pára pra tirar fotos,  logo diferente dos demais que partem em disparada e por vezes chegam a ser irritantes (bobagem para quem está no Caminho)...
Bem,  esses trecho caminhamos em média 20km/dia...  é bastante, ao levarmos em consideração a topografia em que caminhamos,  que às vezes desanima más logo se anima... aqui praticamos bordões, que mesmo em outro idioma nos conduzem ao próximo passo, como "GO AHEAD" , "YES, WE CAN", "YOU CAN"...  logo estamos dando apoio uns aos outros.



Esse trecho podemos perceber a mudança na paisagem,  não é tão exuberante como as anteriores,  mas possuem beleza própria o segredo é procurar o melhor em tudo que vivemos. Geralmente compramos comida nos mercados,  e durante o caminho paramos para lanches coletivos que estão virando uma alegre rotina.

Hoje fomos até Torres Del Rio,  um vilarejo também pequeno,  comida boa,  menu peregrino a EUR 10,00, come-se dois pratos e sobremesa (vinho, pão e água inclusos)., más antes passamos por Los Arcos, onde nos deparamos com uma cidade muito agradável, uma praça medieval com bares e uma fonte, de onde demoramos MUITO em deixar de tão agradável (local do famoso "SANGRIAS MIRACLE").




Incrível praça em Los Arcos (Sangrias Miracle)


Bem,  o Caminho de Santiago é uma rota de PEREGRINAÇÃO, aqui temos de tudo, alegria tristeza, saudade enfim como em nosso dia a dia...  o encanto é a cada passo, a cada curva onde somos convidados a estar na presença de nós mesmos.


Às vezes, o melhor é seguir em frente, mesmo com vontade de se "abreviar" o caminho...







O Caminho é duro, exige esforço e tem suas compensações que mesmo no momento de estremo cansaço podemos não perceber, más com o passar do tempo temos a plena convicção quanto ao desafio que foi para cada um de nós.
Saudosos abraços...

Chegando em Torres Del Rio  (exausto Markus ?)
A entrada na cidade sob o Sol, nos faz agradecer a cada passo dado... (força Yvonne, essa seria uma de muitas que estariam por vir...)
A planície dessa etapa, nos permite enxergar longe

A presença do homem também é constante em todo o Caminho






3 comentários:

  1. Mano,
    cada vez que eu e a Simone vemos esse lenço com vc nos emocionamos; pela certeza de estarmos juntos na fé, na oração; na sua caminhada.
    Leve tbém a intenção de realização dos nossos sonhos.
    Estamos sempre contigo.
    Bjo no coração.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, e Simone...
    Me emocionei com oque fizeram por mim em nosso ultimo almoço... o carinho, o gesto e as atitudes de todos vc's ao me receberem. Ao receber de forma tão especial das mãos no Fernando, notei que algo especial aconteceria.

    Adotei esse lenço, como algo que me remete ao mundo real, do qual vim e logo retornarei... e com ele que estou todos oa dias, faça chuva ou sol... é tb com ele que enxugo meu suor de um dia duro de caminhada, bem como as lágrimas que aqui deixo cair... não sei em que condições o irei devolver, mas ele vive comigo parte dessa fabulosa experência...

    Obrigado amigoa, pela força e fé... é graças a elas que consigo garantir cada passo dado...

    Fiquem com Deus.

    Edu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu,
      vc é que me fez chorar agora ao ler seu comentário.....

      De fato atitudes simples são vistas como especiais por pessoas que tem sintonia especiais entre si.

      Esse lenço tbém se tornou pela simbologia e energia que carrega muito especial.
      Ele me acompanhou (sob sol, chuva, calor, frio, poeira, suor, lágrimas)dia a dia na realização de um sonho (viajar de moto ao Deserto de Atacama - Chile).

      Talvez por estampar a bandeira do Brasil, ele tem mesmo esse poder de ser conexão com nosso mundo real - tbém vivi esse sensação.

      Realmente ele te foi entregue de uma forma muito especial;
      pelas mãos que o receberiam;
      pela alegria e felicidade em de certa forma te acompanhar na realização do seu sonho;
      e tbém por querer captar na profusão de sentimentos, sofrimentos, emoções, orações e contentamentos que seriam vividos por vc energia e sintonia para um grande (talvez maior de nossas vidas)sonho que eu a Simone agora buscamos. Leve esse pedido nosso à Compostela.

      Estamos com vc.
      Deus está conosco.
      Fernando e Simone.

      Excluir